segunda-feira, 22 de julho de 2019

O Privilégio da Saudade



A saudade quase sempre, é percebida como um sentimento negativo, triste, e de dor. Realmente essa pode ser uma forma de percebê-la, mas depende muito das causas e circunstâncias da perda, despedida ou ausência.

No entanto, existe outras formas de perceber a saudade, e uma delas é a lembrança de que, naquele momento, a nossa vida valeu à pena. Naquele momento, a nossa vida teve um sentido. Quem sente saudade tem história para contar. Quem sente saudade, tem a companhia das lembranças doces.

Por esse motivo, a saudade pode ser percebida, também, como um sentimento de alegria, motivo de uma profunda felicidade.

Eu sinto saudades, por exemplo, de minha mãe, de meu avô, dos meus amigos de escola. Da época em que minha família era muito mais unida e nos reuníamos mais, da época em que cresci na igreja, dos meus amigos de adolescência. Essa saudade, contudo, é uma página bonita da minha história. Eu me visito dela em dias tristes, para lembrar que também já vivi dias alegres.

A saudade ajuda a equilibrar a balança.

Talvez você sofra de uma saudade irreparável, uma perda trágica, uma despedida inesperada, uma saudade que não pode ser lembrada com nenhuma alegria. Nesse caso, eu entendo e respeito o seu sentimento porque também sofro desse tipo de saudade e viver isso, posso lamentar, com o coração apertado por você.

Mas falando pra você e pra mim principalmente, é possível que você nós precisemos reajustar a nossa forma de perceber a saudade, de olhar a saudade. Um ajuste das lentes do nosso óculos. Talvez só precisemos apenas senti-la de forma bonita, deixando toda a dor para trás.

A saudade até pode causar alguma dor, mas é importante reconhecer nela, a alegria de sentir falta. Pois eu só sinto falta do que amei. Então o que é a saudade, senão a prova de que eu tive experiências com o amor? Não perceber a alegria dessa constatação é a verdadeira dor. Não ter memórias de amor é a verdadeira infelicidade.

Seja como for, eu desejo pra mim, e pra você ainda mais, que você sinta saudades. Desejo que as suas saudades contem todos os dias de pura beleza da sua existência.
E mais que isso, que possamos plantar boas memórias para que as pessoas se alimentem delas, quando não estivermos mais no jardim da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário