terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

A Maldição do Conhecimento

Que há males que vêm para o bem, todos nós sabemos, mas ao longo do tempo, venho percebendo que também há bem que vem para males. Assistindo o filme The Avengers(Infinity War) no trecho onde o vilão Thanos, está lutando com o Homem de Ferro, eles dialogam, e o Thanos reconhece Tony Stark e diz que também foi "amaldiçoado com o conhecimento". Nas minhas andanças por aí, conheci algumas pessoas com um estranho costume: tornar a benção, um infortúnio. Fazer do seu diferencial, seu ponto negativo! É curioso, mas é mais comum do que imaginamos.
Vingadores: Guerra Infinita
Fui apresentado a um ótimo músico do qual sou fã, e é querido por todos em sua comunidade, a não ser pela sua banda e as comunidades que ele visita, que tem nele seu maior “calcanhar de aquiles”. Já apertei a mão de gente que, após se formar com méritos numa ótima faculdade, virou motivo de comentários e olhares tortos no meio onde estava inserido. Já comi pizza com um homem que ainda teria seu filho se este não tivesse tão cedo a condição financeira necessária pra comprar um carro tão rápido, quando ainda era tão imaturo. Era para seu filho estar na mesa conosco... 
Médicos que se tornaram insuportavelmente petulantes, tamanha a capacidade e conhecimento. 
Colegas Engenheiros que se acham os portadores de toda a verdade em absolutamente todas as áreas. 

Não estou dizendo que a excelência é má, mas que a competência sem amor gera morte. E se entendermos por “amaldiçoado”, simplesmente aquele sobre quem se recai algum mal, podemos até dizer que aquele cara que hoje ninguém aguenta na banda por ser arrogante com seu novo violão top de linha, foi amaldiçoado por ganhar este violão. Aquele menino que jogava bola no bairro com todos, no campo de terra batida, e agora na seleção, bem de vida financeiramente, mentindo na entrevista sobre sua origem, foi amaldiçoado com um talento. O executivo do setor privado, que ao ser promovido, agora só anda em outras rodas, com outras pessoas “mais legais”, este foi amaldiçoado com uma promoção. Aquele que de tanto viajar para trabalhar por sua empresa que não para de crescer, “sem querer” se envolveu com uma segunda mulher, este foi amaldiçoado com uma empresa próspera. 
      
Eu não sabia cozinhar, e por isso penso em quanta gente(minha vó, minhas tias, amigos, irmãs da igreja) já encheram a minha cozinha para me ensinar algo! Não sei dançar, e por isso já ri muito com alguns amigos e aquele jogo de dança no tapete. Também não sei jogar imagem e ação, e já ri muito com as mimicas dos meus amigos. Não sei pescar e deve ser por isso que ri tanto naquele barco, quando fui pescar no rio são francisco enquanto o peixe pulava com meu anzol na boca. Uma vez, sai com amigos  e tinha um que não sabia comer de hashi, talvez por isso a janta tenha sido tão legal, rimos bastante disso.    

 Aí eu lembro da entrevista do Guga falando sobre ser o número 1 do tênis mundial, e explicando a surpresa que foi sentir uma súbita solidão quando se viu no topo. “Bom mesmo é ser o 2º” brincou ele. Claro que ser competente é ótimo! Isso nem se discute e nem está em questão aqui! Mas algumas pessoas seriam mais legais se não fossem as melhores do grupo em matemática, ou o mais virtuoso na guitarra, ou o que sabe a constituição federal da primeira a última página, o que fala mais bonito, ou o que tem melhor pontaria ou melhor chuteira... 
Eu aprendi que as vezes a maldição de um pai vem dentro de um carro, que a praga de um médico pode vir com um PhD. Que a pior coisa que pode acontecer com alguém, as vezes é dar tudo certo. É saber muito sobre muita coisa. E que quando algo dá muito certo, as vezes a pessoa vai embora do corpo e volta outra pessoa ali pra dentro que não gosta de ninguém…

Gosto sim de procurar sempre ser melhor no que eu faço. Isso é uma regra de vida. Gosto de melhorar minhas coisas todo dia! Acredito que não nascemos para a mediocridade. Os japoneses chamam isso de “Kaisen”, "a melhora constante". Mas não abro mão da minha posição de sempre não saber de algo, apenas porque isso tem enchido a minha cozinha de gente… e isso é bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário