domingo, 28 de novembro de 2010

Amor X Capitalismo

O que temos visto por ai nos últimos anos?
Homens e mulheres amargurados com as frustrações de um relacionamento mau fundado.
Ambos os lados preocupados com a estabilidade financeira, a carreira profissional, a pressão do dia-a-dia.
Homens e mulheres estudam e trabalham a vida inteira, alcançam o sucesso profissional, mas continuam sozinhas.
Muitos vão se refugiar em uma paixão, ou fora de casa, usar os serviços de garotas de programa, e dançarinos para festas particulares, pura diversão e sexo. Somos mais acostumados em nos apaixonar do que em amar. Paixão sempre tá em alta, aquele lado mais físico material, já o amor não. O amor tem esfriado no prato de muita gente e tem faltado na mesa da maioria.
O medo de amar e arriscar nossas fichas num amor verdadeiro, é visível a grande parte das pessoas. Preferimos arriscar numa paixão, sofremos, mas temos medo de nos entregar a um amor verdadeiro. Os relacionamentos tem se resumido a grandes frustrações, traições, tragédias e a compulsividade das pessoas, e o amor tem sido sinônimo de fraqueza, de apatia e de moleza, um negócio na maioria das vezes não muito lucrativo, e que no final, todas as partes poderão sair machucadas.
Mas o que realmente vem ao caso é que estamos carentes de amor. Estamos sentindo falta do jantar em família, de andar de mãos dadas, estamos com carência de carinho, de confiança, coisas simples que nós perdemos nesse processo de crescimento e desenvolvimento da humanidade.
Estamos naquela fase que diz que podemos fazer tudo desde que não seja afetada nossa vida profissional e material.
Nos tornamos máquinas desesperadas por não saber como voltar a sentir amor. A internet tem sido uma forma de busca pela ilusão da paixão, o amor platônico. As pessoas tem se artificializado cada vez mais, tanto fisicamente quanto emocionalmente transparecendo ser aquilo que não é, e cada vez mais sozinhos.
Pareço até um desiludido ou um mal amado. (De fato é verdade). Mas as vezes é preciso falar e ouvir verdades que teimamos em ocultar, ter a coragem para se expor nesses tipos de assuntos mais complexos.
Precisamos voltar a sentir amor, felicidade e alegria, sentimentos e emoções que nos deixam parecer ridículos, abobalhados diante de outras pessoas.
E dai? Se é pra ser feliz com amor, que seja ridículo, abobalhado, e não um frustrado amoroso. Pague mico, grite o que sente pra todo mundo, demonstre amor, sinta amor. Você vai ver que o tempo passa rápido e o tempo que perdemos dificilmente volta.
Pra ser adulto precisa ser ranzinza e fechado?
Dá pra ser um homem ou uma mulher de negócios, e tocar um instrumento musical, tomar sorvete se melando todo, tomar leite e deixar o bigodinho no rosto, se sujar comendo pipoca, rir de si mesmo... E principalmente amar.
Ninguém nasceu para viver só e não dá para ficarmos achando que a vida se resume a trabalho e estudo, que temos que passar o dia todo envolvidos em trabalho, em negócios, em estudos.
O amor é o sentimento mais antigo do mundo com 3.000 milhões de anos, e com essa informação me surge uma dúvida. Será que o amor de hoje é o mesmo de 3.000 milhões de anos atrás?
Não tenha medo de arriscar, não se importe com o as outras pessoas, o que elas vão dizer. O importante é ser feliz enquanto existe tempo sobrando.

Antes se parecer com um idiota na frente de outras pessoas e ser feliz do que ser um eterno infeliz pra si mesmo.

É preciso amar as pessoas como se não houvesse o amanhã. (Renato Russo).

Até a próxima.

domingo, 14 de novembro de 2010

Então é Natal...

Quer dizer que o ano já está no final? E eu me perguntando o que fiz de bom esse ano, o que pude aprender, o que melhorei, o que preciso melhorar, os planos para o próximo ano de 2010.
Analisando superficialmente pude perceber que o ano de 2010 foi um dos anos mais inéditos que já vivi.
De pós escola até faculdade, de depressão até amor. Percebi que aconteceram várias coisas comigo. Algumas positivas, outras negativas. Percebi também muita coisa que aconteceu comigo que reflete o comportamento do ser humano em geral, e cheguei a conclusões.
Percebi que nós mudamos constantemente, e nunca nos acostumamos com essas mudanças frequentes. As pessoas também são totalmente insatisfeitas com a vida, com as pessoas, consigo mesma....
Vi também que não fomos feitos para viver sob pressão, e nem para viver sozinho. Nem por isso quer dizer que o ser humano não consegue viver sob pressão.
Somos imprevisíveis, não se surpreenda com nada. Somos impacientes, omissos, somos bipolar, somos um bando de medrosos e inseguros. (Toda essa descrição acima se aplica inclusive a mim).
Vivemos em constante busca pela felicidade, e nos iludimos bastante depositando nossa felicidade na mão de terceiros.
Mesmo que nós queiramos viver independentes, sempre seremos dependentes, de coisas de pessoas, enfim, é uma bola de neve.

Esse ano foi de aprendizado não somente para mim, mas para muitas pessoas.
Conclui o ensino médio, fiquei em depressão em casa, ( tenho suposições sobre o motivo mas não vou arriscar ), prestei vestibular, passei, começei a cursar Engenharia Civil, conheci um mundo totalmente novo, pude traçar uma meta um objetivo, cheguei numa data triste dos 10 anos do falecimento de minha mãe, o que me deixou abalado nessa reta final do ano, esse ano é quando eu atingirei a maioridade, enfim me aconteceu de tudo e mais um pouco, fiz novas amizades, fortaleci as mais antigas, teoricamente esqueci a primeira vez que eu senti algo diferente por alguém do sexo oposto, comecei a sentir algo novo agora, e já estou relutando para esquecer rápido.

Minha esperança para o próximo ano, é que eu possa evoluir mais  como ser humano, que eu consiga cumprir os objetivos traçados por mim para o próximo ano, que as pessoas estejam com o mesmo pensamento meu de evoluir e fazer essa bagaça chamada mundo ou terra ir para frente.

Nas adversidades que nós aprendemos a valorizar a vida e suas coisa simples.
Adeus ano velho, Feliz ano novo.
Então é natal
e ano novo também,
que seja feliz quem, Souber o que é o bem.

Até o próximo

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Encontros e Despedidas

A vida é a arte do encontro entre a alegria e a tristeza, entre o sorriso e a lágrima, entre o encontro e o desencontro, a vida é a arte do encontro e da despedida... E aqui estou eu, tentando entender qual é o impacto que isto ou aquilo têm sobre mim, tentando entender a rapidez com que nossas emoções nos dominam e nos levam a becos sem saída...Tudo começou a muito tempo atrás com a sensação de que o mundo dá voltas e as histórias se repetem.
Alguém tão distante no tempo e no espaço trouxe a minha memória recordações que sempre estiveram ali, mas estavam pálidas, quase invisíveis.
As recordações me mostraram que havia muito mais coisa guardada e esquecida lá do que eu poderia imaginar.
A vontade de chorar por tudo e por nada se encontraram.
E mais um ciclo, mais uma experiência e mais uma memória que tenho que guardar.

A vida é uma constante de proporcionalidade. Nós crescemos na proporção que amamos.
Na vida pessoas vêm e vão rapidamente. Nada é por acaso. O trem que chega é o mesmo trem da partida, a hora do encontro é também a hora da  despedida.
Melhor é partir sem ter planos, melhor é voltar quando tiver vontade.Tem gente que vem e quer voltar, tem gente que vai mas quer ficar, tem gente que veio só olhar, tem gente que vai pra nunca mais voltar.
Tem gente que entra na nossa vida, não sabemos o motivo da chegada, ela parte e não entendemos o porque.
Porquê?
O encontro nos ensina muito, a despedida também, mas o encontro é alegre e a despedida é triste.
A perda é a despedida mais dolorosa, ainda mais quando não se tem a oportunidade de se despedir. Gestos para fazer, palavras para falar, ações para cumprir, afeto para demonstrar. Tudo isso resumido a uma perda sem despedida, e que nos faz elaborar perguntas sem respostas e quando achamos que encontramos as respostas, elas se despedem de nós e dão lugar a novas perguntas.
Tudo é difícil.Encontrar alguém é difícil, se encontrar é difícil, encontrar qualquer coisa é difícil, despedir-se também...da vida, das pessoas, das coisas, das situações, dos encontros, do passado, do presente, do ontem do hoje do amanhã.
 Crescer porque?

Crescer é difícil.....
não pelo fato de termos de lidar com responsabilidades,
escolhas, sonhos, realidades...
mas sim, pelas perdas que sofremos neste caminho.
A vida simplesmente é um redemoinho. 

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Verão

Como a maioria das pessoas devem saber, o verão é uma das quatro estações do ano. O período mais quente do ano. O calor intenso faz movimentar o mercado de ventiladores e condicionadores de ar, os pontos onde vende-se todos os tipos de bebida. Água, refrescos, água de côco, refrigerante e bebidas alcoólicas. As praias ficam lotadas, e os clubes com piscinas também enchem nessa época. O verão chega depois da primavera que é  um tipo de ponte que liga o inverno pro verão. O inverno é o período mais frio e chuvoso do ano. No nordeste nem tanto mas acontece os dois fenômenos.
Assim como depois do inverno, da tempestade, do frio intenso, e de passar por um período de transição e de preparação na primavera, nós esperamos ansiosamente pelo verão. Quando ele chega, começa o período de reclamações daquelas tipo: ''Está fazendo muito calor aqui", "Está quente de mais",  "Porque não chove", e muitas outras.
Com toda essa introdução eu quero chegar em três pontos ou conclusões importantes:
1ª- O ser humano em geral, é insatisfeito com tudo. Nunca nada está bom, sempre tem uma queixa ou reclamação.
Se chove está ruim, se faz sol está calor de mais. Se está casado reclama que perdeu liberdade, se está solteiro está doido pra casar. ( Não é na maioria dos casos mas acontece).

2ª- A maioria dos seres humanos vivem o hoje já esperando o amanhã.
Isso é natural, é normal e é legal.

3ª- Depois de uma tempestade sempre vem o arco-íris.
Nós podemos passar por qualquer dificuldade na vida. Na bíblia tem um trecho que eu não me lembro a referÊncia, mas diz que Deus só nos dá uma carga que nós possamos suportar e quando ele percebe que nós não suportaremos ele vai e segura a carga pra gente. ( Pode ser numa linguagem atual que não tem problema).
As vezes passamos por muitos problemas que ao nosso ver parece ser grande, mas fazendo um Tour pelas redondezas podemos perceber que o nosso problema é um probleminha do lado do problemão de outras pessoas.
Depressões, doenças, dificuldades nos estudos, relacionamentos amorosos frustados, e quaisquer outros problemas, tudo isso é um inverno na nossa vida que nos faz passar na primavera, passar por um momento de transição de melhora como se humano e de aquisição de experiências que poderão ser levadas para a vida inteira e que nos levarão ao verão que é aquele momento tão esperado na vida de cada pessoa.
O momento do sol brilhar, de tomar aquela água de côco refrescante de ânimo e repor as energias para continuar lutando na busca pelo melhor.

E no meio de um inverno eu finalmente aprendi que havia dentro de mim um verão invencível.
 (Albert Camus).

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Mulher... Ah... Mulher...

Qual o conceito de mulher.
Mulher é um ser humano do sexo feminino e o nome mulher é denominado na idade adulta. Na infância pode se chamada de menina e na adolescência e na juventude pode ser chamada de moça. O termo mulher indica a distinção sexual biológica feminina e o papel sócio-cultural. Na bíblia temos Eva como a primeira mulher e que foi desenvolvida a partir da costela de Adão.
A mulher a muito tempo atrás era vista pela sociedade como o sexo frágil, a dona de casa, a mãe no seu lado de afeto e de reprodução. Mas hoje a mulher vem conquistando cada vez mais espaço no meio masculino desfazendo ou tentando diminuir o conceito de mulher frágil, na aderência ao feminismo, aos direitos da mulher, leis favoráveis a elas.
Na vida de um homem apesar de ele não reconhecer, a mulher tem um papel importante e talvez o maior e principal papel.  Na bíblia tem várias citações que colocam a mulher numa posição de braço direito do homem na sabedoria pra seguir um caminho seguro e enfatiza muito o fato de que o homem não pode ficar só, precisa de uma companheira, no caso a mulher.
A mulher como companheira e esposa tem um cuidado especial para com o marido, os filhos o zelo do lar da familia. Na parte física, o corpo, a mulher é uma arma de tentação masculina, a parte em que os homens encontram talvez mais fraqueza. Ela possui várias armas de sedução e sabe como ganhar o que quer.
Enfim a mulher tem muitas qualidades que enumeradas aqui, não sobraria linhas para descrever tais elogios.
Mas em se tratando do meu caso, posso dizer que a mulher tem um papel extra importante na minha vida desde o nascimento.
Calculando bem, na minha vida existem várias mulheres, mas posso enumerar talvez 05 delas fazendo meio que um grupo em cada uma.
A primeira é minha mãe. Ela talvez, (talvez não, tenho certeza), foi, é e será a pessoa mais importante da minha vida enquanto eu viver. O ser humano que sou, em maturidade, em responsabilidade, em educação e conhecimento, em todas as áreas da vida, eu devo a ela.
A segunda é minha avó. Depois que minha mãe partiu minha avó passou a ocupar o papel de avó e de mãe. Mesmo eu sabendo que nada substitui minha mãe, eu amo muito minha avó e nossa relação é praticamente de mãe e filho e eu acho tão legal isso...
A terceira é uma amiga que tenho que mesmo eu não sabendo se ela me considera amigo dela, eu a considero uma amiga que quero levar pro resto da vida, ela pela sua simplicidade, seu alto astral, e várias outras qualidades também que demoraria a citar.
A quarta é uma menina que eu tinha como melhor amiga e terminei misturando sentimentos e resolvi me afastar dela por medo e timidez de revelar o que sentia, mas acho que foi a primeira vez que eu senti algo diferente assim por alguém do sexo oposto que não fosse da minha família. Primeira paixão.
A quinta é uma amiga que conheci a poucos meses que faz tipo o papel de mãe pra mim mas de uma forma diferente. Me identifico bastante com ela e a sua forma doce de tratar as pessoas me comove. Não paro de pensar nela e quando não me comunico com ela ou não a vejo, sinto que faltou algo no meu dia. Talvez foi uma forma de me recuperar da ultima paixão não correspondida, e esconder um pouco a dor da perda de minha mãe, mas eu não sei se estou disposto a revelar a ela o que sinto.
Enfim tem muitas outras mulheres na minha vida que tem muita importância também, minhas tias, prima.
E acho que sei que sou importante pra elas também. Pelo menos pra maioria delas.
Tratem as mulheres como você quer que tratem as suas mulheres. Fica a dica.

Até o próximo.